Papa pede orações pela viagem ao Iraque: povo não pode ser desapontado uma segunda vez

O Papa Francisco realizará o desejo de São João Paulo II que não pode ser concretizado: visitar o Iraque. O Pontífice polonês tinha a intenção de realizar uma peregrinação à terra de Abraão durante o Grande Jubileu do Ano 2000.

Na Audiência Geral desta quarta-feira o Papa Francisco pediu orações para que sua viagem ao Iraque possa se realizar como o programado, evitando assim que o povo iraquiano seja desapontado uma segunda vez, visto a proibição de São João Paulo II visitar o país, como era seu desejo:

Depois de amanhã, se Deus quiser, irei ao Iraque para uma peregrinação de três dias. Há algum tempo desejo encontrar aquele povo que tanto sofreu; encontrar aquela Igreja mártir na terra de Abraão. Junto com outros líderes religiosos, também daremos outro passo em frente na fraternidade entre os crentes. Peço-lhes para acompanhar com a oração esta Viagem Apostólica, para que possa se realizar da melhor forma e dê os frutos esperados. O povo iraquiano nos espera; esperava São João Paulo II, que foi proibido de ir. Não se pode desapontar um povo pela segunda vez. Oremos para que esta viagem possa ser bem feita.

“Sois todos irmãos”, é o lema desta viagem, que é uma “viagem de fraternidade” aberta a todos, onde Francisco quer mostrar sua proximidade especialmente às comunidades cristãs perseguidas, com as visitas a Mosul, Qaraqosh e Erbil, no Curdistão iraquiano.

Um dos pontos-altos da viagem será a visita a Ur, terra de Abraão, local símbolo para as três religiões monoteístas, onde será realizado o encontro inter-religioso que pretende reunir representantes de todas as religiões presentes no Iraque: cristãos de diversas denominações, muçulmanos xiitas e sunitas, judeus, yazidis, zoroastristas, entre outros.

São João Paulo II havia expresso o desejo de poder visitar Ur no Ano Santo de 2000, intenção esta manifestada na “Carta sobre as peregrinações aos lugares ligados à história da salvação“, de 29 de junho de 1999.

A peregrinação acabou não se realizando devido à guerra e às dificuldades nas tratativas com Saddam Hussein. Assim, Francisco realizará este desejo não realizado do Pontífice polonês, passando a ser o primeiro Papa a visitar Ur, e o Iraque.

Em junho de 2019, o Papa Francisco havia anunciado seu desejo de visitar o país em 2020 durante a Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO): “Um pensamento insistente acompanha-me, refletindo sobre o Iraque — onde tenho vontade de ir no próximo ano — para que possa olhar em frente através da participação pacífica e compartilhada na construção do bem comum de todos os componentes da sociedade, até religiosos, e não volte a cair em tensões que derivam dos conflitos nunca resolvidos das potências regionais”.

A pandemia de Covid-19, no entanto, forçou uma alteração no plano inicial. Já em dezembro de 2020, Francisco confirmou a viagem que terá início na próxima sexta-feira.